Texto escrito por Carlos Alberto Bezerra, pastor presidente da Igreja Comunidade da Graça.
Via: Portal Cristão Senior.
Via: Portal Cristão Senior.
O ser humano possui 3 temores muito comuns, e quando é dominado por eles, pode chegar à ruina.
“O que eu temia me sobreveio; o que receava me aconteceu”. Jó 3:25
Por causa de sua justiça própria, e confiar em seus méritos pessoais, Jó sofreu a perda dos seus bens, família e saúde. Quando ele temeu, abriu portas em sua vida para a derrota.
O medo é crer na mentira e no engano. Há um poder destruidor terrível quando o medo instala-se na nossa vida. Temor é uma arma que o diabo usa para nos destruir.
Jó reconheceu que seu temor foi enviado por Satanás – trazendo-lhe calamidade. Mudou de atitude. Deixou de temer. Deixou de crer erradamente para crer corretamente. A fé é uma poderosa ferramenta dada para vencermos o medo. Ela é a confiança no caráter de Deus, e através dela, podemos dominar o medo e vencê-lo.
Três temores muito comuns entre os homens
Medo de morrerEm dias de tanta violência, doenças e fatalidades, este sentimento atinge todos os homens. O medo da morte paralisa e leva as pessoas a viverem assustadas e desmotivadas quanto ao futuro.
Medo da pobreza
O temor de passar privações assola a maioria das pessoas. Este medo domina tanto os que não tem recursos, quanto os que possuem, porém vivem amedrontados pelo receio de perder.
Medo do fracasso
Este sintoma faz com que as pessoas deixem de sonhar, empenhar-se num determinado projeto. O maior fracasso é deixar de fazer o que Deus deseja que façamos. O êxito é fazer o que Deus deseja que eu e você façamos.
Quando as pessoas são dominadas por esses temores, são levadas às drogas, prostituição, depressão e caem em muitas desgraças.
Três maneiras de vencer o medo
Identifique a causa do medoNenhum temor vem de Deus. O medo tem sempre sua origem em Satanás. Ele é o autor do medo. Sua principal estratégia é o engano e a mentira (João 8:44). Podemos vencer o medo, resistindo ao Diabo. “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” – Tiago 4:7. Identifique e confesse cada temor a Deus. Ele quer socorrer.
Crer totalmente em Deus e em Sua palavra
“Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?” – Salmos 56:3-4.
O salmista venceu o medo através da fé em Deus e sua eterna e infalível Palavra. Tome a espada do Espírito que é a Palavra de Deus e com a autoridade do nome de Jesus, resista ao diabo e vencerá o medo.
Exercite a sua fé diariamente
Davi exercitava sua fé através da confissão e do reconhecimento de quem era Deus para ele:
“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha. Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao SENHOR. Ouve, SENHOR, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me”. – Salmo 27:1-7
Nossa fé é robustecida na medida que a praticamos. Fé é como a estrutura muscular, se não exercitamos, se torna flácida. Portanto, quanto mais se pratica a fé em Deus e sua Palavra, mais seremos fortes e venceremos todo o temor. Em vez de dar lugar ao temor, exercite sua fé e confie em Deus. Sua fé é a tua vitória.
Creia e declare: “O meu Deus é totalmente confiável”.
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”. Efésios 3.20
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor,
O aplauso do blogueiro é o comentário. Leu, gostou? Deixa um comentário ai! Mas tem regras:
Não publico criticas negativas de "anônimos". Critique sim, mas se identifique antes.
Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão!