Uma visita a Indecorosolândia


Acho que nunca contei pra vocês sobre a última viagem internacional que fiz. Sim viajei para a Indecorosolândia do Oeste, um belo país com um litoral belíssimo e um povo acolhedor localizado entre a Decorosolândia e o Eticoquistão, ali na região do Respeito Médio.

Ao chegar ao Aeroporto Internacional da capital do país (Indecorosolândia D.C) fui recebido pelo guia local, o indecoroso (sim, os cidadãos de lá são os indecorosos) João “Sem-Braço” Oliveira. Logo perguntei o porque do apelido.

- Gosto muito de cavaquinho e dizem que toco tão bem e tão rápido, que parece que não vêem meus braços, daí o apelido.

- Olha lá heim, depois quero ver se é tudo isso mesmo.

Com um belo sorriso, ele me disse que daria uma palhinha sim, mas antes ele queria me levar pra conhecer as praias da cidade

- Realmente, as praias da cidade são muito lindas, como nas fotos

- Só tem um problema, disse João. As praias são poluídas demais, totalmente impróprias

- Poluidas? Como assim? E se estão poluídas, porque estão lotadas como esta?

A primeira pergunta é fácil de responder: “MF Cosméticos” a principal fábrica da cidade, tudo gira em torno dela. Já a segunda pergunta...

“Sem-Braço” não deu muitos detalhes, mas logo saberia muito sobre aquela fábrica.

Ao perceber que ia ligar para o Brasil, pra avisar que cheguei, fui advertido pelo “Sem-Braço”

- Nosso sistema de telecomunicações é um dos melhores do mundo, mas, tem um problema: É o minuto mais caro do planeta também. E não adianta reclamar, os órgãos de defesa não fazem muita coisa não.

- Preferi usar um orelhão, bem mais barato.

- Vamos até o centro da cidade. Você precisa conhecer lá.

- Vamos como? Perguntei

- Ah! Vamos de trem, com certeza. Com uma malha ferroviária de mais de 400 km só na capital, pode se ir a qualquer parte do país de trem.

Ao entrarmos no trem, tivemos que nos apertar pra encontrar um lugar.

- Esqueci de dizer, temos um probleminha aqui também. Os trens são poucos e quando foram inaugurados, eram modernos, mas nada que 50 anos sem manutenção não destruam.

Chegamos no centro da cidade. Um lugar sujo, onde os cidadãos indecorosos jogavam lixo no chão sem se preocupar, caos no trânsito, poluição, camelôs vendendo produtos piratas... Paramos em frente a uma igreja, perguntei ao “Sem-Braço”

- Mas e a igreja? Tantos desmandos no país, tanta injustiça e a igreja não faz nada?

- Claro que faz, mas como tudo por aqui...

Tem um problema? – Perguntei – Essa você nem precisa me dizer! A igreja se mobiliza e é perseguida pelo governo...

- Não, a igreja resolveu discutir política

- Discutir idéias, conceitos, cidadania, programas de governo

- Não, nada disso, resolveram discutir quem é melhor e quem é pior. Resolveram dizer que o partido do governo, o PCV (Partido Comunista Vermelho) é ruim e contra a igreja e lançaram o candidato cristão do PCC (Partido Conservador Cristão) Marcelo Franco Neto, neto do pastor presidente da principal igreja do pais. Se você não é a favor dele, é contra.

- Marco Franco, MF... É o que estou pensando...

- Isso mesmo, a fábrica da “MF Cosméticos”.

- Mas é a fábrica que polui a praia e não é multada, sonega impostos...

- É, mas se não tivermos cosméticos pra darmos uma “embelezada” no negócio, a fábrica de espelhos volta.

- Fábrica de espelhos?

- Sim, antes aqui havia uma fábrica de espelhos muito importante, mas o Grupo MF percebeu que a fábrica de espelhos deixava os cidadãos muito estranhos. Eles eram engajados, mobilizados, queriam discutir, argumentar, brigar por seus direitos. Até que houve um terremoto, que destruiu boa parte dos espelhos. Sem os cidadãos poderem se ver no espelho, eles não viam a si mesmos e não batalhavam mais por nada. Daí resolveram criar a “MF Cosméticos”. Já que não dá pra arrumar mesmo, pelo menos damos uma maquiada.

- Todos os espelhos foram destruídos?

- Não, mas, aqueles que têm os espelhos e conseguem se ver, fazem de conta e dão uma maquiada também se não, é impossível viver aqui. Nós tentamos mobilizar a população a comprar espelhos, mas eles dizem que nós não temos “visão de futuro” e acabamos sendo sufocados.

- Mas ande, me fale do Brasil, dizem que as praias são lindas e o povo é acolhedor como o daqui, é verdade?

- Sim, mas como aqui, temos uns probleminhas também.

Nessa hora, eu acordei. Pensei comigo: Ainda bem que não temos todos esse problemas como na Indecorosolândia. Talvez sejamos parecidos com a Terra de Incoerentes, vizinha da Indecorosolândia, mas isso é uma outra história.

Você sabe o que é ser indecoroso ? Clique aqui

Um comentário:

  1. Daniel, amado irmão

    Sempre discordei de que o aplauso do blogueiro é, simplesmente, o comentário de um seguidor. Creio ser pouco. E sabe por que?
    Neste momento eu outros mais, estamos aplaudindo esta sua sátira - um verdadeiro "banho" de sarcasmo inteligente. Sabemos, no entanto, que não estarão comentando neste seu esplêndido espaço, sem dúvida, uma dádiva do Eterno.
    Ainda existem pessoas inteligentes, pouco preocupadas com coisas "perturporâneas" que em nossos dias, estão perturbando até mesmo o relacionamento entre pessoas de bem, como por exemplo, a política.
    Estas pessoas, ao invés de digladiarem por coisas vãs e passageiras, estão cuidando, sim, de apontar erros que assolam uma cidade, mas de forma capciosa e alegre - divertindo, mas instruindo sobre o que é o decoro, a educação, a higiene.
    Esta postagem deveria servir de texto escolar; deveria ser publicada em compêndios de Cidadania não só em razão do seu teor, mas pela maneira como é descrito o descaso dos órgãos públicos pelas nossas cidades. Somente com a inteligência, seu autor, dissimulou com sutileza a contundência do assunto – ele conseguiu ferir por esmagamento sem, no entanto, cortar.
    Só falta agora você comentar na postagem em que lanço o meu primeiro livro o VINDE APÓS MIM - JESUS não disse: IDE após seus líderes.
    Acesse http:/albertocoutofilho.blogspot.com/ para justificar a sua ausência no 1º lançamento do livro que escrevi com a co-autoria de Jesus Cristo. Você e sua equipe são jóias raras na Comunidade da Graça. Parabéns à Vila Carrão!

    Simplesmente S E N S A C I O N A L !

    Estou ansioso para conhecer a Terra dos Incoerentes. Leve-me, breve, até lá
    Seu conservo em Cristo

    ResponderExcluir

Caro leitor,
O aplauso do blogueiro é o comentário. Leu, gostou? Deixa um comentário ai! Mas tem regras:
Não publico criticas negativas de "anônimos". Critique sim, mas se identifique antes.
Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão!