5 Qualidades que os cristãos devem ter #3 - Responsabilidade


Por Rosinda Miranda - Descanso da Alma

Por que sirvo a Cristo? Ou melhor, por que eu pertenço a uma igreja? O que me levou até ela? Esperança? Pra quê problema? Ou foi o amor de Deus, sem esperar ser mais abençoado que as outras pessoas? E como experimentar esse amor de forma altruísta, entre eu e Deus e entre eu e o meu próximo?

Por causa do dom da vida, precisamos transformar a sociedade através da renovação da nossa mente, mas como entender e ajudar nessa transformação da sociedade? Isso parece algo difícil e impossível, principalmente no contexto em que vivemos, onde tudo que é ruim parece normal e natural, mas pensar nos problemas dos outros sem antes pensar nos meus é algo utópico e incoerente, mesmo que eu seja um cristão.

Então, se torna mais fácil me achegar a Deus para resolver meus problemas individuais do que tentar resolver o problema de uma coletividade, ou melhor, em vez de contagiar para que cada pessoa se transforme e em conseqüência disso, também transformar seu contexto em que vive. Isso requer uma ação, que não necessariamente está relacionada com a barganha, ou seja, vou fazer algo em prol do reino de Deus de forma incondicional, porque assim ele fez por mim a ponto de enviar seu filho por nós (Jo 3.16).

Devido essa forma de amar a Deus, sempre querendo algo em troca, esquecemos do mundo que perece em diversos problemas, todavia, vivemos pedindo bênçãos como cura para nós ou para alguém que conhecemos e queremos que Deus faça o milagre porque se não perdemos a fé, condicionamos nossa devoção como se Deus fosse subordinado a nós e não ao contrário.

Isso faz com que não entendamos o curso natural da vida e se algo der errado, como doenças e catástrofes, começamos a questionar Deus, sem examinar que muito das desgraças que acontecem, são provocadas pela própria humanidade que não sabe cuidar da criação que Deus deixou para que homens e mulheres cuidassem e zelassem por ela e não a maltratassem, por isso a natureza geme e se rebela contra o seu opressor, a humanidade, que por sua vez, vive dentro de uma tecnologia avançada com fortes doses de barbárie, onde as pessoas só pensam nos seus direitos e seus deveres foram esquecidos.

Desse mesmo mal sofrem os cristãos contemporâneos, que não percebem sua missão, ou seja, querem apenas que Deus continue lhes abençoando e se excluem do mundo, deixando que a opressão e a desigualdade continue reinando sobre a terra.

Queremos tanto que Deus nos livre do mal, mas não queremos que eles nos use para livrar o mundo de seu próprio mal. Usamos o ide de Isaías apenas para o chamado pastoral e não para o chamado de Romanos, onde eu renovo minha mente todos os dias para a transformação do mundo em que estou inserido.

Quando ouvirmos o mundo questionar sobre onde está Deus, em relação às mazelas do mundo e não vir em seu socorro, devemos olhar para nós e nos perguntar, onde estavam os cristãos?

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,
O aplauso do blogueiro é o comentário. Leu, gostou? Deixa um comentário ai! Mas tem regras:
Não publico criticas negativas de "anônimos". Critique sim, mas se identifique antes.
Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão!