Carta aberta ao Prefeito do Rio de Janeiro

Por Hermes Fernandes

Caro Sr. Eduardo Paes,

Lastimo profundamente a tragédia ocorrida em nossa cidade nesta última segunda, dia 5 de Abril. A última notícia que li dá conta de que quase 80 pessoas morreram. Considerando que o último terremoto registrado no México neste final de semana ceifou a vida de quatro pessoas, mesmo sendo um sismo de grande porte (7,2 graus na escala Richter), podemos afirmar que a população do Rio está refém de uma tragédia de grandes proporções. Jornais já noticiam que é a maior tragédia da história da cidade.

Meu filho estava conversando com uma colega pelo msn, que teve que interromper o papo alegando que a casa de uma vizinha acabara de cair, e que sua casa estava enchendo de água. Esta coleguinha mora na Tijuca.

Diante disso tudo, o sr. prefeito se presta ao papel de emitir nota em que a cidade recebe nota zero por sua reação diante das chuvas. Ora, ora, prefeito… quem merece nota zero é o senhor e o governador do Estado, sr. Sérgio Cabral.

O povo carioca não merece ser dirigido por pessoas capazes de renovar contrato com uma instituição espiritualista que se diz capaz de deter a chuva, mas não de renovar o contrato da empresa responsável pela limpeza dos rios.

O senhor é muito bom para derrubar casas, remover imóveis em nome do interesse de grandes construtoras e empreiteiras. Se arrependimento matasse, boa parte dos seus eleitores já estaria morta.
Por que não usa as mesmas escavadeiras usadas pra derrubar barracos pra dragar os leitos dos rios? Talvez não resolvesse o problema, mas certamente atenuaria seus efeitos. Muitas dessas vidas poderiam ter sido poupadas.

E cadê o poder do Instituto Cobra Coral? Por que não detiveram as chuvas? Simplesmente, porque não podem. São um embuste. E como pode alguém esclarecido como o senhor se deixar levar por esta superstição barata?

Nota zero para o senhor! E isso, porque não há nota inferior a zero. E nota zero para meus colegas que apoiaram sua candidatura, demonizando o candidato adversário e quase lhe atribuindo poderes messiânicos.

Não sei se sua equipe de marketing lhe orientou a aproveitar as enchentes pra fazer umas boas tomadas, em que o senhor apareça com as calças dobradas até a canela, com alguma pá na mão, como se estivesse ajudando a resolver o problema. Lembra disso, prefeito? Da outra vez, o senhor não perdeu tempo, hein? As imagens foram usadas à exaustão em sua campanha eleitoral.

Espero que a população não se esqueça deste episódio. Tão eslameada como as ruas do Rio amanheceram hoje, está a sua imagem pública. Mas ainda há tempo de reverter isso. Esqueça o marketing, arregace as mangas e comece a trabalhar pelo interesse do povo que te elegeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,
O aplauso do blogueiro é o comentário. Leu, gostou? Deixa um comentário ai! Mas tem regras:
Não publico criticas negativas de "anônimos". Critique sim, mas se identifique antes.
Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão!