5 votos importantes que devemos fazer #1 - Nunca passe adiante aquilo que prejudique alguém




Baseado no livro "5 votos para obter poder espiritual" de A.W Tozer, iniciamos esta série de reflexões com o titulo de "5 votos importantes que devemos fazer", com essa mensagem que é conhecida, mas é muito atual.

As Três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Versículo sobre o tema:

Mateus 7:2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

2 comentários:

  1. Elaiaaa... óia eu aqui pela 1 vez postando no BBC.

    Eu vejo que a utilização das 3 peneiras ainda ñ é algo comum em nossa sociedade, inclusive dentro das igrejas. Não me isento disso pois, por muitas, vezes eu passo adiante coisas que não edificam, mesmo que sejam verdades. Mas conto com a graça de Deus, pra que isso melhore em nosso meio Cristão e sejamos uma influência na sociedade em que vivemos.

    Deus abencoe a todos.
    ate logo.
    Douglas Kaypora

    ResponderExcluir
  2. Oi de novo... rsrs

    Esse texto é muito interessante. Precisamos tomar cuidado mesmo com as informações que passamos a frente, ou seja, será que é uma informação boa/útil ou é uma fofoca?

    As três peneiras são uma maneira prática de avaliarmos qual é a característica da informação e a partir disso decidir se devemos passá-la adiante ou não.

    Como cristãos devemos estar atentos a isso a fim de que possamos ser sal da terra e luz do mundo, como Cristo disse que somos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Caro leitor,
O aplauso do blogueiro é o comentário. Leu, gostou? Deixa um comentário ai! Mas tem regras:
Não publico criticas negativas de "anônimos". Critique sim, mas se identifique antes.
Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão!